GRUPO DE DISCUSSÃO

Gente,

no endereço abaixo vocês poderão encontrar todos os textos relativos ao processo de consolidação do III SEMENTEC 2012.
Além dos documentos podemos também ampliar as discussões por meios de Câmaras Temáticas, desta forma poder melhorar nossas discussões sobre as atividades de 2012.

https://groups.google.com/d/forum/sementec-recife

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Mais um dia de atividades


                                                                                           Acaci Júnior e Alexandre Pimenta



 O segundo dia da SEMENTEC teve início com uma oficina ministrada pelo professor Vital Cunha e Cid Espínola sobre como montar uma rádio na escola. Todo o processo foi explicado passo a passo pelos professores, desde a estrutura física à participação dos professores e dos alunos na rádio. Atividades foram propostas, uma dessas atividades, os professores foram convidados a montar um rádio usando equipamentos destinados a sua criação.

Dando continuidade a programação com relatos de experiências com Luciana Vieira e Valdeluzia Côelho relatando sobre as tecnologias assistivas, um termo utilizado para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar a capacidade da pessoa com deficiência. Assuntos foram abordados como as Ações do Governo do Estado relativo ao grupo de deficientes, a vida dos estudantes em uma sociedade controversa que dificulta o processo de educação, além de outros que possibilitaram um diálogo interativo.

Palestras, oficinas, debates sobre a temática da SEMENTEC continuaram a ser exploradas com o decorrer do dia. Uma das palestras realizada pela tarde foi; É possível aprender em rede? O despertar de jovens da periferia do Recife para novos espaços de aprendizagem, ministrada pela professora Marcia Nogueira e Ana Paula Andrade que abordaram o uso das redes sociais como ferramenta para estudos acadêmicos. Relatando uma melhora na aprendizagem dos alunos uma vez que assuntos dados em sala de aula eram postados nas redes sociais. Um ensino diferenciado, tachado como “O modo de ensino descontraído” (palavras de alunos).

A professora Gisele Pires Liberal e a professora Maria Albuquerque seguiram com seu relato de experiência; Fascínio dos Quadrinhos: usando o impresso. Histórias em quadrinhos foram criadas para ajudar no aprendizado dos alunos uma vez que os mesmos tinham certa dificuldade na leitura. Quadrinhos como os da Turma da Mônica foram usados como objeto de estudo. Uma Gibteca foi criada através de doações que facilitou o contato dos alunos com esse objeto, aumentando o interesse pelos Gibis e melhorando o aprendizado.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Primeiro dia Sementec


                                                                                                                      Acaci Júnior



Na manhã de ontem, dia 19 de Dezembro de 2012, foi dada a partida para mais uma SEMENTEC. Nesta terceira edição, profissionais da área, professores, gestores, dirigentes e secretários participaram de atividades e palestras voltadas as novas tecnologias na educação e cidadania.

Na abertura, a Secretária Executiva de Educação do Recife, Irenice Bezerra e o Gerente da DTEC/GAP Gutemberg Cavalcanti deram o ponta pé inicial. Logo em seguida o professor Gutemberg Cavalcanti iniciou o diálogo sobre a teoria da Gênese Instrumental: aporte teórico de análise para apropriação tecnológica, que abriu uma rica discussão sobre o uso das tecnologias pelos professores e a necessidade de formação específica na área de tecnologia para estes professores desde a faculdade.

Ainda durante o primeiro dia do III SEMENTEC houve participações de palestrantes, como Afonso Bione, Marcos Rufino, Danilo Cesar entre outros que dialogaram trazendo informações, soluções e indagações sobre a temática. Um dos temas abordados por Danilo Cesar foi á robótica pedagógica livre ou robótica livre, que é um conjunto de processos e procedimentos envolvidos em propostas de ensino e aprendizagem utilizando kits pedagógicos e artefatos cognitivos baseados em soluções livres e em sucatas como tecnologia de mediação para a construção do conhecimento.

Além dos diálogos, inovações e relatos apresentados, foram oferecidas também aos professores participantes as oficinas Construindo Conteúdos para Rádio e TV, Robótica Livre e Plataforma Lattes. Esta última, ministrada pelo Professor Vital Cunha teve sua lotação esgotada, apresentou a experiência do CNPq na integração da base de dados em um único sistema de informação também envolvendo os grupos de pesquisas, currículo, diretório de instituições, professor e pesquisador.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

CONSIDERAÇÕES DO III SEMENTEC 2012.



ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Este momento é pensado tendo em vista a Discussão e socialização das experiências e ações no âmbito da Diretoria de Tecnologia na Educação e Cidadania – DTEC, na perspectiva do debate, acompanhamento, avaliação, planejamento, proposição, sistematização e socialização das produções, efetivadas ou não junto aos professores e professoras da Rede Municipal de Ensino do Recife - RMER. Assim o encontro pretende:
·         Oportunizar ao grupo da DTEC momento de discussão da prática docente, por meio de palestras, oficinas e apresentações orais e/ou escritas de trabalhos científicos, relatos de experiências, ações 2009-2012 e socialização de participação em eventos.

·         Promover formas inovadoras de se pensar e praticar o uso tecnológico de instrumentos contemporâneos de informação e comunicação, no aspecto pedagógico.

·         Potencializar o conhecimento de novos instrumentos tecnológicos para a ação pedagógica, tendo como foco o trabalho do(a) professor(a) multiplicador(a) (quando da realização dos acompanhamentos aos projetos didáticos) e dos professores que estão em atividade nos cursos para a comunidade (através de suas produções com os estudantes destes cursos).

AS ATIVIDADES NO ENCONTRO

  1. ABERTURA: Momento que deverá apresentar as principais questões para o desenvolvimento da Política de Tecnologia na Educação e Cidadania, contextualizando o cenário político e pedagógico para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para a RMER. 20 min de duração
  2. PALESTRA: visa promover a discussão teórica da ação tecnológica no âmbito da RMER. 20 min para explanação e 10 min de debate
  3. OFICINAS: Momento que deve apresentar objetos inovadores ou atividades que contribuam para qualificação cientifica e tecnológica das pessoas que atuam na DTEC/RMER. 90 min de duração.
  4. APRESENTAÇÕES ORAIS E/OU ESCRITAS
    1. COMUNICAÇÃO ORAL: destina-se à divulgação científica, de estudos no âmbito da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer - SEEL na área de Tecnologia na Educação, desenvolvidos ou em andamento, indicando os aspectos mais relevantes do mesmo. A apresentação deverá abordar as considerações iniciais e objetivos do estudo, a metodologia empregada, os principais resultados obtidos, a discussão dos resultados e as considerações finais. Cada proponente deverá enviar também um resumo para a equipe de organização de materiais bibliográficos (sementec@educarecife.com.br). Serão destinados 20 min de duração para cada apresentação.
    2. RELATO DE EXPERIÊNCIA: dizem respeito ao conjunto de situações tecnológicas que são ou estão sendo vivenciadas no cotidiano das UTECs. As apresentações poderão ser  no formato de “slides”(editor de apresentação) ou de vídeo e deverão manter também a identidade visual do evento. Esta atividade visa apresentar um único projeto didático-pedagógico ou ação da UTEC selecionado(a) dentre os diversos acompanhamentos realizados pelos professores multiplicadores no ano de 2012 ou desenvolvidos nos cursos para comunidade. Na apresentação (em slides ou vídeo) deverá conter o título, os proponentes, objetivos, procedimentos didáticos, resultados e avaliação. As UTECs deverão enviar até o dia 30/11/2012 o resumo do trabalho para a equipe de organização de materiais bibliográficos(sementec@educarecife.com.br). Cada UTEC terá 10 min para apresentação deste projeto/ação.
    3. APRESENTAÇÃO DE AÇÕES 2009-2012: Espaço destinado à apresentação das ações da DTEC, das UTECs Fixas e Móveis e do andamento da construção do Caderno de Tecnologia na Educação dentro da Política de Ensino da Rede Municipal do Recife.  Cada proponente (diretor da DTEC, gerentes e coordenadores das UTECs fixas e móveis) deverá enviar um quadro com o resumo das ações apresentadas para a equipe de organização de materiais bibliográficos(sementec@educarecife.com.br). Serão destinados 15 min para cada apresentação.
    4. POSTER: Espaço reservado para exposição dos trabalhos que tenham sido (ou não) apresentados em outros eventos de Educação ou Tecnologia desenvolvidos pelas UTECs (fixas e móveis) e/ou pelos (as) professores(as) do conjunto geral da DTEC. As UTECS e/ou professores(as) que forem apresentar os referidos trabalhos deverão enviar o resumo do trabalho para a equipe de organização de materiais bibliográficos(sementec@educarecife.com.br). Obs.: Não será disponibilizado nenhum recurso para confecção de banner, por isso as UTECs e/ou professores(as) poderão utilizar banners que já tenham sido apresentados em outros eventos. Serão destinados 30 min para o conjunto das apresentações
    5. INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS: Espaço para apresentação e discussão de ferramentas inovadoras, no que se refere ao tratamento da informação de forma rápida, diversificada e eficaz, tanto na formação continuada como no fazer pedagógico. Serão destinados 60 min para cada apresentação. Os(as)  professores(as) interessados(as) em socializar essas vivências, deverão enviar um resumo para a equipe de organização de materiais bibliográficos(sementec@educarecife.com.br).

  1. ENCERRAMENTO/CONFRATERNIZAÇÃO: expressa o cenário para o ano de 2013 no que diz respeito às metas e ações a serem atingidas no âmbito da DTEC. Confraternização de fim de ano.

A Coordenação