INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS
Rede Nacional de Ensino e Pesquisa– RNP: possibilidades de formação em Rede a distância.
Cid Espindola
José Carlos Nascimento
Paulo Diniz
Atualmente muito se tem discutido o
conceito de inovação tecnológica está presente de diversas pesquisas acadêmicas
em todo o mundo. No III SEMENTE, acreditamos que inovação tecnológica diz
respeito ao processo de apropriação de determinado instrumento tecnológico,
seja ele constituído socialmente há tempo, ou recente. O aspecto que se destaca
para este quadro do SEMENTEC é o de que, o instrumento que se apresentou em
dado momento na vida pedagógica da escola, potencializou significativamente a
mediação de um objeto, saber, conteúdo em sala de aula. A Rede Nacional de
Estudo e Pesquisa – RNP apresenta uma possibilidade de ação, neste caso para
formação continuada a distancia dos professores de uma rede de ensino. Esta
possibilidade foi discutida como uma alternativa ao enfrentamento à mobilidade
urbana, ao tempo pedagógico dos professores, ainda a questões espaços. Tratar
um mesmo tema simultaneamente para mais de seis mil professores, assegurando a
todos o amplo debate do pensamento pedagógico ainda é um grande desafio para
qualquer rede de ensino. Quais os grandes desafios para que um instrumento como
conferência web ainda encontra para que propostas de formação continuada e em
serviço ocorram? Como garantir a
interação e interatividade ao diálogo virtual? Questões como estas precisam ser
estudas, discutidas avaliadas, desta forma ouvir experiências podem contribuir
para o bom aproveitamento do instrumento. Abrimos então, uma discussão de
tecnologia na educação, de forma que os instrumentos tecnológicos possam
interagir com os objetos da educação de maneira integrada e harmônica.
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