Diretoria Geral de Tecnologia na Educação e Cidadania
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Este momento é pensado tendo em vista a Discussão e socialização das
experiências e ações no âmbito da Diretoria Geral de Tecnologia na Educação e
Cidadania – DGTEC, na perspectiva do planejamento, acompanhamento,
sistematização e produções, efetivadas ou não juntas aos professores e
professoras da RMER. Assim percebemos que por meio deste encontro poder-se-ia:
·
Oportunizar o grupo da DGTEC momento de
discussão da prática docente, por meio de Relatos de Experiências, Comunicações
Orais, Pôsteres, Mesa Redonda, Palestra, Oficinas e outros meios de
comunicação.
·
Promover por meio de discussões, formas
inovadoras de se pensar e praticar o uso tecnológico de instrumentos
contemporâneo de informação e comunicação, no aspecto pedagógico.
·
Potencializar o conhecimento de novos
instrumentos tecnológicos para a ação pedagógica, tendo como foco o trabalho do
professor multiplicador – quando da realização dos acompanhamentos aos projetos
didáticos e dos professores que estão em atividade nos cursos para a comunidade,
através de suas produções com os estudantes destes cursos.
AS ATIVIDADES NO ENCONTRO
- ABERTURA: Momento que deverá
apresentar as principais questões políticas para o desenvolvimento da
Política de Tecnologia na Educação e Cidadania, contextualizando o cenário
pedagógico para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para a
RMER.
- PALESTRA E MESA REDONDA: visa
promover a discussão teórica da ação tecnológica no âmbito da RMER,
através de trabalhos em andamento ou concluídos, por professores da
RMER/DGTEC. As apresentações em “Power
Point” deverão seguir a identidade visual disponibilizada pela
Gerência de Serviços de Produção e Difusão – GSPD. 1h30min. de duração
- PÔSTERES: todas as Unidades de
Tecnologia na Educação e Cidadania – UTEC deverão encaminhar até o dia 29
de novembro, informação geral sobre suas atividades. É importante que seja
uma “prestação de conta” sem dar o caráter temporal. As UTEC deverão
enviar fotos (contextualizadas) para composição dos BANNERS (90 cm x 110 cm) que deverá ser feito na Gerência de
Serviços de Produção e Difusão – GSPD. Os banners não poderão ser
elaborados pelas UTEC, tendo em vista que o evento tem uma identidade
visual. Os Professores Francisco Nogueira e Paulo Diniz, estarão enviando
os tópicos para composição dos banners.
(anexo I) Os pôsteres terão um caráter de apresentação por todos da DGTEC
havendo momento específicos conforme programação. A ideia é de que todos
possam tomar conhecimento do que é realizado nas demais UTEC. 30 min de duração
- COMUNICAÇÃO ORAL[1]:
dizem respeito ao conjunto de situações tecnológicas que são ou estão
sendo vivenciadas no cotidiano da DGTEC, sendo mantida também a identidade
visual do evento, seja através da apresentação em “Power Point” ou resumo
da apresentação. 20 min de duração.
- OFICINAS: devem apresentar objetos
inovadores ou atividades que contribuam para qualificação cientifica e
tecnológica das pessoas que atuam na DGTEC. 60 min de duração.
- RELATOS DE EXPERIÊNCIA: a UTEC
deverá enviar para as professoras Maria José Araújo, Fátima Pedonni,
Zuleika Pessoa e José Santos Pereira, o anexo I. Está é uma ação que visa
apresentar um único projeto
didático o qual a UTEC selecionou dentre os diversos acompanhamentos
realizados pelos professores multiplicadores entre os anos 2010 e 2011.
Importante destacar que esta é uma apresentação na perspectiva do
professor multiplicador, ou seja, como ocorreu a construção do projeto e quais
as contribuições tecnológicas neste processo. 30 min de duração.
- FOLDER E VÍDEO: estes dois
instrumentos são voltados especificamente para as UTEC móveis, uma vez que
as mesmas não realizam acompanhamentos pedagógicos, porém vivenciam
experiências inovadoras na ação de sala de aula. As informações para o
folder devem seguir o roteiro apresentado no anexo I. O vídeo deve seguir
as seguintes orientações:
a)
A abertura e finalização do vídeo devem
seguir conforme o anexo II, arquivo zipado em formato WMV. As informações do
vídeo serão as mesmas enviadas para o folder, só que neste caso deverá ser mais
dinâmico conforme requer essa mídia;
b)
A duração máxima é de dois minutos;
c)
Salve o vídeo em AVI e entregue na DGTEC/GAP
até o dia 12 de dezembro
- ENCERRAMENTO: expressa o cenário
para o anos de 2012 no que diz respeito as metas e ações a serem atingidas
no âmbito da DGTEC. Será enviado às UTEC um documento que deverá ser
discutido internamento todos os itens do documento, ficando o dia 20 de
dezembro no horário especificado em folder para a discussão propositiva.
ACESSEM O ANEXO I
LINK ABAIXO.
[1] Haverá um momento em que o
Ministério Público apresentará software que encontra-se na internet e versa
sobre o consumo consciente.
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