GRUPO DE DISCUSSÃO

Gente,

no endereço abaixo vocês poderão encontrar todos os textos relativos ao processo de consolidação do III SEMENTEC 2012.
Além dos documentos podemos também ampliar as discussões por meios de Câmaras Temáticas, desta forma poder melhorar nossas discussões sobre as atividades de 2012.

https://groups.google.com/d/forum/sementec-recife

II SEMENTEC 2011



 
 
 Secretaria de Educação, Esporte e Lazer
Diretoria Geral de Tecnologia na Educação e Cidadania

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Este momento é pensado tendo em vista a Discussão e socialização das experiências e ações no âmbito da Diretoria Geral de Tecnologia na Educação e Cidadania – DGTEC, na perspectiva do planejamento, acompanhamento, sistematização e produções, efetivadas ou não juntas aos professores e professoras da RMER. Assim percebemos que por meio deste encontro poder-se-ia:

·         Oportunizar o grupo da DGTEC momento de discussão da prática docente, por meio de Relatos de Experiências, Comunicações Orais, Pôsteres, Mesa Redonda, Palestra, Oficinas e outros meios de comunicação.

·         Promover por meio de discussões, formas inovadoras de se pensar e praticar o uso tecnológico de instrumentos contemporâneo de informação e comunicação, no aspecto pedagógico.

·         Potencializar o conhecimento de novos instrumentos tecnológicos para a ação pedagógica, tendo como foco o trabalho do professor multiplicador – quando da realização dos acompanhamentos aos projetos didáticos e dos professores que estão em atividade nos cursos para a comunidade, através de suas produções com os estudantes destes cursos.

AS ATIVIDADES NO ENCONTRO

  1. ABERTURA: Momento que deverá apresentar as principais questões políticas para o desenvolvimento da Política de Tecnologia na Educação e Cidadania, contextualizando o cenário pedagógico para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para a RMER.
  2. PALESTRA E MESA REDONDA: visa promover a discussão teórica da ação tecnológica no âmbito da RMER, através de trabalhos em andamento ou concluídos, por professores da RMER/DGTEC. As apresentações em “Power Point” deverão seguir a identidade visual disponibilizada pela Gerência de Serviços de Produção e Difusão – GSPD. 1h30min. de duração
  3. PÔSTERES: todas as Unidades de Tecnologia na Educação e Cidadania – UTEC deverão encaminhar até o dia 29 de novembro, informação geral sobre suas atividades. É importante que seja uma “prestação de conta” sem dar o caráter temporal. As UTEC deverão enviar fotos (contextualizadas) para composição dos BANNERS (90 cm x 110 cm) que deverá ser feito na Gerência de Serviços de Produção e Difusão – GSPD. Os banners não poderão ser elaborados pelas UTEC, tendo em vista que o evento tem uma identidade visual. Os Professores Francisco Nogueira e Paulo Diniz, estarão enviando os tópicos para composição dos banners. (anexo I) Os pôsteres terão um caráter de apresentação por todos da DGTEC havendo momento específicos conforme programação. A ideia é de que todos possam tomar conhecimento do que é realizado nas demais UTEC. 30 min de duração
  4. COMUNICAÇÃO ORAL[1]: dizem respeito ao conjunto de situações tecnológicas que são ou estão sendo vivenciadas no cotidiano da DGTEC, sendo mantida também a identidade visual do evento, seja através da apresentação em “Power Point” ou resumo da apresentação. 20 min de duração.
  5. OFICINAS: devem apresentar objetos inovadores ou atividades que contribuam para qualificação cientifica e tecnológica das pessoas que atuam na DGTEC. 60 min de duração.
  6. RELATOS DE EXPERIÊNCIA: a UTEC deverá enviar para as professoras Maria José Araújo, Fátima Pedonni, Zuleika Pessoa e José Santos Pereira, o anexo I. Está é uma ação que visa apresentar um único projeto didático o qual a UTEC selecionou dentre os diversos acompanhamentos realizados pelos professores multiplicadores entre os anos 2010 e 2011. Importante destacar que esta é uma apresentação na perspectiva do professor multiplicador, ou seja, como ocorreu a construção do projeto e quais as contribuições tecnológicas neste processo. 30 min de duração.
  7. FOLDER E VÍDEO: estes dois instrumentos são voltados especificamente para as UTEC móveis, uma vez que as mesmas não realizam acompanhamentos pedagógicos, porém vivenciam experiências inovadoras na ação de sala de aula. As informações para o folder devem seguir o roteiro apresentado no anexo I. O vídeo deve seguir as seguintes orientações:

a)      A abertura e finalização do vídeo devem seguir conforme o anexo II, arquivo zipado em formato WMV. As informações do vídeo serão as mesmas enviadas para o folder, só que neste caso deverá ser mais dinâmico conforme requer essa mídia;

b)     A duração máxima é de dois minutos;

c)      Salve o vídeo em AVI e entregue na DGTEC/GAP até o dia 12 de dezembro

 

  1. ENCERRAMENTO: expressa o cenário para o anos de 2012 no que diz respeito as metas e ações a serem atingidas no âmbito da DGTEC. Será enviado às UTEC um documento que deverá ser discutido internamento todos os itens do documento, ficando o dia 20 de dezembro no horário especificado em folder para a discussão propositiva.

ACESSEM O ANEXO I LINK ABAIXO.




[1] Haverá um momento em que o Ministério Público apresentará software que encontra-se na internet e versa sobre o consumo consciente.

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