INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS
Cid Espindola
Sylvia Caxias
Inalda Barros
A web
pode de alguma forma contribuir para o processo de construção e consolidação de
práticas inovadoras no âmbito da escola, sobretudo da escola pública? O uso de
aparelhos tecnológicos pelos estudantes apontam para um série de discussões de
como os professores são diariamente desafiados a encontrar o equilíbrio entre o
planejado, o corrido e o possível para o dia. O planejamento das atividades
diante das necessidades sociais, culturais dos estudantes nem sempre ocorrem ao
mesmo passo dos acontecimentos em sala de aula. É necessária a criação de
espaços temporais ou ainda locais que permitam a troca de experiências,
promovam discussões entre os professores, de maneira que os saberes
apresentados por cada um consista em uma possibilidade de superação das
questões postas como obstáculos tecnológicos. O portal do Professor do Ministério
da Educação, o Banco Internacional dos Objetos de Aprendizagem visam constituir
em âmbito nacional para a melhoria do ensino, porém diversas instituições tem
implantado ações parecidas. No Recife o portal do professor, dentro da programa
Professor@.com tem como uma de suas metas disponibilizar para os professores da
Rede Municipal de Ensino do Recife – RMER. No Rio de Janeiro há uma ação de
colaboração na perspectiva de contribuir para o processo de suporte a atividade
docente. Conhecido como EDUCACOPÉIDA, o portal disponibiliza para professores e
estudantes, jogos, animações, textos, podcasts,
entre outras objetos. Será então que de fato espaços como este contribuem para
diminuir a tensão na escola, no que diz respeito ao “tradicional” e o que os
estudantes desejam? Permitem uma melhor colocação das intenções pedagógicas dos
professores? Trazem construtos colaborativos e subsidiam professores no
processo pedagógico e didático? Estas questões não poderão ser esgotadas no
tempo reduzido como o nosso, porém abre uma janela para discutirmos o que pode
ser feito nesta rede para melhorar ainda mais condições pedagógicas dos
professores. É preciso discutir quais as possibilidades trazidas por meio de
espaços virtuais para a escola
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