GRUPO DE DISCUSSÃO

Gente,

no endereço abaixo vocês poderão encontrar todos os textos relativos ao processo de consolidação do III SEMENTEC 2012.
Além dos documentos podemos também ampliar as discussões por meios de Câmaras Temáticas, desta forma poder melhorar nossas discussões sobre as atividades de 2012.

https://groups.google.com/d/forum/sementec-recife

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - EDUCOPÉDIA




INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS


Cid Espindola
Sylvia Caxias

Inalda Barros

 
A web pode de alguma forma contribuir para o processo de construção e consolidação de práticas inovadoras no âmbito da escola, sobretudo da escola pública? O uso de aparelhos tecnológicos pelos estudantes apontam para um série de discussões de como os professores são diariamente desafiados a encontrar o equilíbrio entre o planejado, o corrido e o possível para o dia. O planejamento das atividades diante das necessidades sociais, culturais dos estudantes nem sempre ocorrem ao mesmo passo dos acontecimentos em sala de aula. É necessária a criação de espaços temporais ou ainda locais que permitam a troca de experiências, promovam discussões entre os professores, de maneira que os saberes apresentados por cada um consista em uma possibilidade de superação das questões postas como obstáculos tecnológicos. O portal do Professor do Ministério da Educação, o Banco Internacional dos Objetos de Aprendizagem visam constituir em âmbito nacional para a melhoria do ensino, porém diversas instituições tem implantado ações parecidas. No Recife o portal do professor, dentro da programa Professor@.com tem como uma de suas metas disponibilizar para os professores da Rede Municipal de Ensino do Recife – RMER. No Rio de Janeiro há uma ação de colaboração na perspectiva de contribuir para o processo de suporte a atividade docente. Conhecido como EDUCACOPÉIDA, o portal disponibiliza para professores e estudantes, jogos, animações, textos, podcasts, entre outras objetos. Será então que de fato espaços como este contribuem para diminuir a tensão na escola, no que diz respeito ao “tradicional” e o que os estudantes desejam? Permitem uma melhor colocação das intenções pedagógicas dos professores? Trazem construtos colaborativos e subsidiam professores no processo pedagógico e didático? Estas questões não poderão ser esgotadas no tempo reduzido como o nosso, porém abre uma janela para discutirmos o que pode ser feito nesta rede para melhorar ainda mais condições pedagógicas dos professores. É preciso discutir quais as possibilidades trazidas por meio de espaços virtuais para a escola
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua contribuição.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.