MESA REDONDA
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: EXPERIÊNCIAS E EXPECTATIVAS
Jussara Vieira
Terezinha Sínicio
Ladjane Sobreira
Tem-se discutido atualmente o
processo pelo qual a escola pode tornar-se mais inclusiva. No sentido amplo do
conceito de inclusão podemos discutir diversas dimensões pertinentes a
Cidadania, porém o foco desta mesa será o de discutir as garantias do acesso e
permanência com qualidade social de estudantes matriculados na Rede Municipal
de Ensino do Recife – RMER no que tange ao uso de tecnologias assistivas, sendo
assim, precisamos refletir constantemente sobre estas questões. Quais
contribuições o grupo que atua diretamente com atividades de tecnologias
assistivas tem evidenciado no cotidiano pedagógico? Quais os entraves
encontrados para a consolidação do direito amplo para o uso destas tecnologias?
As tecnologias da informação e comunicação têm de fato possibilitado a
ampliação do direito, ou tem se constituído noutro obstáculo para as pessoas? A
mesa não pretende apresentar soluções, mas discutir os saberes constituídos no
âmbito da tecnologia na educação, as experiências que o grupo da Diretoria de
Tecnologia na Educação e Cidadania – DTEC em conjunto com a Diretoria Geral de
Ensino e Formação Docente – DGEFD por meio da Gerência de Educação Especial,
tem vivido quanto ao uso das tecnologias na mediação pedagógica.
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