GRUPO DE DISCUSSÃO

Gente,

no endereço abaixo vocês poderão encontrar todos os textos relativos ao processo de consolidação do III SEMENTEC 2012.
Além dos documentos podemos também ampliar as discussões por meios de Câmaras Temáticas, desta forma poder melhorar nossas discussões sobre as atividades de 2012.

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INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - RÁDIO NA ESCOLA




INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS
RÁDIO ESCOLAR: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS

Andrea Trigueiro
Francisco Nogueira
Nívia Penedo

Gutemberg Cavalcanti

Por décadas o rádio tem sido um dos instrumentos de comunicação muito útil para informar, ao entretenimento, a prestação de serviço público, ao ensino. Nos anos cinquenta Paulo Freire inicia nos mercados e nas feiras públicas do Recife o processo de alfabetização por meio auto falante adaptado a um caminhão de pequeno porte e presos a postes de energia. A experiência foi vivenciada no Recife, ao que ficou conhecido como Movimento de Cultura Popular – MCP, sendo ela uma das ideias inovadoras para alfabetizar as pessoas. Apesar de não ser uma rádio como a conhecemos hoje, a ideia empregada no processo pedagógico até hoje é tida como criativa e feliz. Se durante sua invenção o rádio era rodeado por pessoas para ouvirem as radio novelas, as notícias, os shows de calouros e outras atividades da era do rádio, hoje, na era digital o rádio modernizou-se, porém assim como a televisão na escola, ele não foi muito bem compreendido, mesmo se aceitando que ambos os instrumentos de comunicação podem trazer ganhos significativos quando bem usados na escola. Se refletirmos a maior parte das ferramentas que estão hoje na escola não foram projetadas para a escola, mas de alguma maneira ela vem agregando para si os valores pedagógicos, por ela conceituado, presentes nestas ferramentas. A Rede Municipal de Ensino do Recife – RMER vem por anos experienciando o uso de rádios nas escolas, as expectativas são muitas, assim como acredita-se que as possibilidades também sejam. Esta mesa visa abrir uma discussão não apenas da condição técnica de instalação da rádio na escola, como mais um equipamento, mas observar a construção existente do ponto de vista de seus conteúdos, procedimentos e intensões pedagógicas. Será que o rádio configura-se de fato como uma ação tecnológica, ou ainda é um desejo de ação? Como a escola poderá usar de forma eficiente e eficaz um instrumento como a rádio para produção de textos em diversos gêneros, melhorando assim a escrita? Quais as possibilidades reais da apropriação da rádio na escola como instrumento que contribua para a leitura crítica do comportamento humano na escola? A mesa que se apresenta não terá a pretensão de solucionar tais questões, mas como já dito, contribuir para a reflexão do processo tecnológico do uso de rádios escolares nas Unidades de Ensino do Recife.

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