GRUPO DE DISCUSSÃO

Gente,

no endereço abaixo vocês poderão encontrar todos os textos relativos ao processo de consolidação do III SEMENTEC 2012.
Além dos documentos podemos também ampliar as discussões por meios de Câmaras Temáticas, desta forma poder melhorar nossas discussões sobre as atividades de 2012.

https://groups.google.com/d/forum/sementec-recife

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Primeiro dia Sementec


                                                                                                                      Acaci Júnior



Na manhã de ontem, dia 19 de Dezembro de 2012, foi dada a partida para mais uma SEMENTEC. Nesta terceira edição, profissionais da área, professores, gestores, dirigentes e secretários participaram de atividades e palestras voltadas as novas tecnologias na educação e cidadania.

Na abertura, a Secretária Executiva de Educação do Recife, Irenice Bezerra e o Gerente da DTEC/GAP Gutemberg Cavalcanti deram o ponta pé inicial. Logo em seguida o professor Gutemberg Cavalcanti iniciou o diálogo sobre a teoria da Gênese Instrumental: aporte teórico de análise para apropriação tecnológica, que abriu uma rica discussão sobre o uso das tecnologias pelos professores e a necessidade de formação específica na área de tecnologia para estes professores desde a faculdade.

Ainda durante o primeiro dia do III SEMENTEC houve participações de palestrantes, como Afonso Bione, Marcos Rufino, Danilo Cesar entre outros que dialogaram trazendo informações, soluções e indagações sobre a temática. Um dos temas abordados por Danilo Cesar foi á robótica pedagógica livre ou robótica livre, que é um conjunto de processos e procedimentos envolvidos em propostas de ensino e aprendizagem utilizando kits pedagógicos e artefatos cognitivos baseados em soluções livres e em sucatas como tecnologia de mediação para a construção do conhecimento.

Além dos diálogos, inovações e relatos apresentados, foram oferecidas também aos professores participantes as oficinas Construindo Conteúdos para Rádio e TV, Robótica Livre e Plataforma Lattes. Esta última, ministrada pelo Professor Vital Cunha teve sua lotação esgotada, apresentou a experiência do CNPq na integração da base de dados em um único sistema de informação também envolvendo os grupos de pesquisas, currículo, diretório de instituições, professor e pesquisador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua contribuição.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.