GRUPO DE DISCUSSÃO

Gente,

no endereço abaixo vocês poderão encontrar todos os textos relativos ao processo de consolidação do III SEMENTEC 2012.
Além dos documentos podemos também ampliar as discussões por meios de Câmaras Temáticas, desta forma poder melhorar nossas discussões sobre as atividades de 2012.

https://groups.google.com/d/forum/sementec-recife

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Mais um dia de atividades


                                                                                           Acaci Júnior e Alexandre Pimenta



 O segundo dia da SEMENTEC teve início com uma oficina ministrada pelo professor Vital Cunha e Cid Espínola sobre como montar uma rádio na escola. Todo o processo foi explicado passo a passo pelos professores, desde a estrutura física à participação dos professores e dos alunos na rádio. Atividades foram propostas, uma dessas atividades, os professores foram convidados a montar um rádio usando equipamentos destinados a sua criação.

Dando continuidade a programação com relatos de experiências com Luciana Vieira e Valdeluzia Côelho relatando sobre as tecnologias assistivas, um termo utilizado para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar a capacidade da pessoa com deficiência. Assuntos foram abordados como as Ações do Governo do Estado relativo ao grupo de deficientes, a vida dos estudantes em uma sociedade controversa que dificulta o processo de educação, além de outros que possibilitaram um diálogo interativo.

Palestras, oficinas, debates sobre a temática da SEMENTEC continuaram a ser exploradas com o decorrer do dia. Uma das palestras realizada pela tarde foi; É possível aprender em rede? O despertar de jovens da periferia do Recife para novos espaços de aprendizagem, ministrada pela professora Marcia Nogueira e Ana Paula Andrade que abordaram o uso das redes sociais como ferramenta para estudos acadêmicos. Relatando uma melhora na aprendizagem dos alunos uma vez que assuntos dados em sala de aula eram postados nas redes sociais. Um ensino diferenciado, tachado como “O modo de ensino descontraído” (palavras de alunos).

A professora Gisele Pires Liberal e a professora Maria Albuquerque seguiram com seu relato de experiência; Fascínio dos Quadrinhos: usando o impresso. Histórias em quadrinhos foram criadas para ajudar no aprendizado dos alunos uma vez que os mesmos tinham certa dificuldade na leitura. Quadrinhos como os da Turma da Mônica foram usados como objeto de estudo. Uma Gibteca foi criada através de doações que facilitou o contato dos alunos com esse objeto, aumentando o interesse pelos Gibis e melhorando o aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua contribuição.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.